quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto Político Pedagógico

1– Apresentação
1.1- Identificação do Projeto Político Pedagógico
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, prevê que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos idéias de solidariedade humana e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Acreditamos que o exercício da cidadania exige acesso de todos à totalidade de recursos culturais relevantes para interação e participação responsável da vida social.
A fim de que a escola atenda esses objetivos justifica-se e torna-se necessária a construção do Projeto Político Pedagógico em sintonia com a realidade local, respeitando os valores culturais e o cotidiano da comunidade e que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos.
O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves é uma forma de organização do trabalho pedagógico da escola que facilita a busca de melhoria da qualidade do ensino. Esta organização se dá em dois níveis; no da escola como um todo, o que envolve sua relação com o contexto social imediato; e no da sala de aula, incluindo as ações do professor na dinâmica máquina, que é uma Unidade Escolar, para apreciação e aprendizagem dos alunos.
O objetivo deste Projeto Político Pedagógico não é só apresentar os conteúdos, mas também promover valores, hábitos, ideais, atitudes, formas de expressão, critérios para resolver problemas,etc..
A construção do Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar é um instrumento de luta e visa romper com a separação entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática. É uma forma de contrapor-se entre a fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotina.
Este projeto revela o compromisso e a vontade coletiva de renovação educacional, que elevem o nível de aprendizagem rumo a escola eficaz.
1.2 – Histórico da Escola
O Prefeito Municipal de Anápolis Wolney Martins de Araújo, considerando que a juventude estudantil, a cada ano que se passava vinha crescendo de forma significativa, fator que não deixava de trazer preocupações à Administração Municipal, que se via, obrigada a enviar mais esforços no sentido de que esse importante segmento social não ficasse privado de escola. Considerou o Bairro Santo Antonio, situado nesta cidade uma das regiões mais necessitadas de escolas, devido ao grande número de adolescentes e jovens em idade escolar.
O Ex – Ministro Dr. Henrique Hargreaves, ao longo de seu tempo de permanência como chefe da casa Civil da Presidência da República, revelou – se grande benfeitor de Anápolis, com ela contribuindo em todos os momentos, principalmente naqueles mais difíceis.
Anápolis pôde, através do Chefe do Poder Executivo Municipal, manifestar seu agradecimento ao Ex – Ministro Dr. Henrique Hargreaves, nos termos da competência privativa que lhe cometia a Lei Orgânica do Município, homenageando seu falecido genitor, RAYMUNDO PAULO HARGREAVES.
Esta administração através e sob a orientação técnica da Superintendência Municipal de Educação, fez construir, no Bairro Santo Antonio, Rua Santo Antonio, nº 377, um prédio destinado ao funcionamento de uma escola para servir à população infanto – juvenil deste setor e adjacências.
Nos termos do art. 81, inciso XXV, da Lei Orgânica do Município denominou-se ESCOLA MUNICIPAL” RAYMUNDO PAULO HARGREAVES”.
Fez isto através do Decreto nº 6025 de 1º de fevereiro de 1995, através da Resolução CEE de 04 de junho de 1997 foi concedida a autorização para funcionamento desta Unidade Escolar para ministrar as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries.
No dia 1º de fevereiro de 1995 assumiu a direção desta Escola a professora Silvia Martins Lopes e no ano de 1996 a professora Iara Inocêncio da Silva, em 1997 a professora Maria Aparecida Résio de Castro, em 2000 a professora Wanilde Mendonça Correa e em 2001 a professora Rita de Cássia Alves ,em 2005 Maria Augusta Martins Barbosa que ficou na direção desta Unidade até 30//12/2007.
Em janeiro de 2008 assumiu a nova diretora Elisa Cândida Costa Silva que foi eleita através do voto.
Devido à demanda de alunos, o desejo de toda comunidade, e desta gestão, foram construídas duas salas de aula e no ano de 2002 foram implantadas duas turmas de 5ª e 6ª séries.
Neste ano de 2009, a escola conta com 20 funcionários do administrativo e 16 professores, 14 turmas sendo, 02 turma de 1º Ano, 02 turmas de 2º Ano, 02 turmas de 3º Ano, , 02 turmas de 4º Ano, 01 turma de 5º Ano, 02 turmas de 6º Ano, e 02 turma de 7º Ano, 01 turma de 8º Ano.
1.3 – Regime de Funcionamento da Escola.
A Escola Municipal Raymundo Paulo Hargreaves, oferece o Ensino Fundamental de 09 Anos de 1º ao 8º ano. Conforme o exposto no Art. 3º, da Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, será ministrado com base nos princípios de igualdade, liberdade, pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, do respeito à liberdade e apreço à tolerância, garantia de padrão de qualidade, valorização da experiência extra – escolar e vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, obedecendo aos seguintes horários de funcionamento
Matutino
Início: 7h15
Término: 11h45
Vespertino
Início: 13h00
Término: 17h30
2 – Missão da Escola
Assegurar um ensino de qualidade, garantir o acesso e a permanência de todos os alunos, formando cidadãos críticos, ativos, capazes de agir na transformação da sua realidade e, conseqüentemente, da sociedade e promover a integração escola – comunidade.
3 - Visão da Escola
Realizaremos nossos trabalhos eficazmente, com segurança e responsabilidade, respeitando todos os nossos alunos, pais, comunidade, equipe da escola e o interesse público para sermos reconhecidos como uma instituição de referência, capaz de assegurar o sucesso pessoal e profissional dos alunos.
4 – Objetivos
- Assegurar o acesso e a permanência de todos os alunos com sucesso.
- Fortalecer a integração escola-comunidade.
- Assegurar desempenho de alfabetização de excelência.
- Formar leitores e escritores críticos, sensíveis e transformadores de sua realidade sócio-cultural.
5 – Pressupostos Teóricos
As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos que acabam por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas com os desejos e aspirações da sociedade, de forma a favorecer o conhecimento, sem pensar uma verdade única e absoluta.
E a partir de estudos das teorias e tendências pedagógicas, pudemos repensar nossa prática docente e propor mudanças que propiciem o desenvolvimento do fazer, representar e exprimir.
Acreditamos que o ensino requer, a tarefa de propiciar aos alunos, o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais, mediante a transmissão e assimilação ativa dos conteúdos escolares. Para isso pretendemos articular no mesmo processo, a aquisição de noções sistematizadas e as qualidades individuais dos alunos que lhes possibilitem a auto-atividade e a busca criativa das noções. Pende aos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos, os métodos de estudos, habilidades e hábitos de raciocínio científico, de modo a irem formando a consciência, face às realidades sociais e capacitando-se a assumir no conjunto das lutas sociais, a sua condição de agentes ativos, de transformação da sociedade e de si próprios e é esse o caminho que decidimos trilhar.

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