quarta-feira, 1 de julho de 2009

Resumo - PDE

FICHA RESUMO 1


1- Problemas considerados prioritários para combate em cada rubrica a seguir relacionada, baseando-se nos dados e informações do Instrumento 1 (listar no máximo 3, por rubrica):

a) Desempenho
•Alta taxa de reprovação do 2º e 5º ano.
•Avaliação contínua do rendimento dos alunos.
•Baixo desempenho nas disciplinas de Português (3º ao 6º ano) e de Matemática (3º ao 6º ano).
b) Gestão
• Formação e desenvolvimento de professores.

c) Qualificação técnico-gerencial da equipe escolar
• Formação de professores.
• Formação deficitária de especialistas na área da saúde.
2) Problemas que devem ser atacados prioritariamente, e que sejam de governabilidade da Escola (máximo 4):
• Alta taxa de reprovação do 2º ao 5º ano.
• Avaliação contínua do rendimento escolar.
• Baixo desempenho nas disciplinas de português (3º ao 6º ano) e de Matemática ( 3º ao 6º ano).
• Formação e desenvolvimento.














Ficha-resumo 2

a) Pontuação geral dos critérios

Critérios


Pontuação 1 2 3 4 5 6 7 Total
(1) Total máximo de pontos no critério

285

240

55

115

130

25

40

890
(2) Total de pontos obtido no critério 197 194 42 77 103 20 28 661
(2) / (1) x 100 69.1 80.8 76.3 66.9 79.2 80 70 74.2


b) Identificar requisitos e características críticos (máximo de três requisitos por Critério de Eficácia e duas características para cada requisito)

Critério de Eficácia Escolar Requisitos Características
Ensino e Aprendizagem 1.Proteção do tempo de aprendizagem.





2.Estratégias de ensino diferenciadas.







3.Disponibilidade e utilização de recursos didático-pedagógicos. 1.2.c) Os professores começam e terminam as aulas pontualmente;
1.2.d) A interrupção de aula devido à ausência de professores, reuniões,recessos, etc. É mínima;
1.2.f) A transição entre atividades desenvolvidas em sala de aula é rápida;
1.4.c) os alunos são ativamente engajados nas atividades de sala de aula.
1.4.e) os professores aproveitam os espaços externos para realizar atividades cotidianas como ler, contar histórias, fazer desenhos etc.
1.4.f) Os professores propõem atividades pedagógicas fora da escola como passeios, excursões etc.
1.6.c) Os alunos podem identificar seus livros-texto e descrever seu conteúdo;
1.6.d) Os alunos podem identificar outros materiais de leitura;
1.6.e) os alunos possuem caderno, papel, lápis borracha etc.



Clima Escolar 1.Estabelecimento de altos padrões de ensino.


2.Altas expectativas em relação `a aprendizagem dos alunos.

3.Compromisso e preocupação da equipe escolar com os alunos e com a escola. 2.1.d) Os alunos com dificuldades de aprendizagem recebem auxílio, estímulo e apoio para atingir o nível de aprendizagem esperado;
2.1.h) Os padrões que definem o sucesso acadêmico são claros e conhecidos por todos os professores e alunos;
2.1.m) O professor planeja, no começo do ano, como trabalhará sua disciplina durante o ano letivo, informando os alunos sobre seu plano de trabalho;
2.2.a)No contato com pais e alunos, diretor e professores expressam sua confiança na capacidade de aprendizagem dos alunos,independentemente de etnia, classe social ou outras características pessoais;
2.2.b)O diretor, no contato com professores, expressa sua confiança na capacidade de aprendizagem dos alunos;
2.2.c)A direção mantém o ensino e a aprendizagem como centro do diálogo e atenção de toda a equipe escolar.
2.8.a)Os alunos confirmam que os professores estão comprometidos com o ensino e se preocupam com eles;
2.8.b)Os professores estabelecem altos padrões de trabalho e comportamento;
2.8.d)O absenteísmo e a falta de pontualidade dos professores são vistos como um problema na escola.

Pais e Comunidade 1.Apoio material da comunidade.
2.Participação da comunidade na gestão da escola.
3.Envolvimento dos pais na comunidade. 3.1.a)A comunidade contribui voluntariamente com a escola, para garantir a manutenção e melhoria das condições de atendimento aos alunos e funcionários;
3.1.b) A equipe escolar e os pais dos alunos reúnem-se para discutir as necessidades matérias da escola e as maneiras de atendê-las.
3.3.a) Os pais têm participação nas reuniões do Colegiado;
3.3.b) Os pais sabem quem é seu representante no Colegiado.
3.4.a) Os pais participam de reuniões de avaliação na escola;
3.4.b) Os pais acompanham os deveres de casa dos filhos;
3.4.c)Há evidência de leitura, conversações e brincadeiras dirigidas no lar.

Gestão de Pessoas
1.Formação e desenvolvimento.

2.Experiência apropriada.

3.Compromisso da equipe escolar com os objetivos e metas da escola
4.2.a)Os professores conhecem metodologias de avaliação e usam esse conhecimento para desenvolver avaliações coerentes e consistentes;
4.2.f)os professores utilizam abordagens pedagógicas atualizadas;
4.2.g)A equipe escolar (docentes e não-docentes) aceita inovações e se mostra envolvida em processos de mudança;
4.3.a)Os professores são experientes no manejo de turmas e no acompanhamento do trabalho individual e de grupos;
4.4.a)Os professores e funcionários são comprometidos com os objetivos e metas da escola;
4.4.d)A equipe escolar avalia o desempenho de seu pessoal e o da escola como um todo, bem como o seu esforço para mudança;
4.4.e)Docentes e não-docentes demonstram entusiasmo no desempenho de suas funções.

Gestão de Processos 1.Conselho/Colegiado Escolar atuante.

2.Utilização e controle dos recursos financeiros.

3.Planejamento das ações. 5.1.a)A escola dispõe de um Colegiado ou Conselho Escolar com funções e atribuições bem definidas;
5.1.b)O Colegiado ou Conselho funciona de maneira permanente;
5.1.c)O Colegiado ou Conselho realiza reuniões sistemáticas;
5.2.c)A direção submete o planejamento para a aplicação dos recursos financeiros ao Colegiado ou Conselho Escolar, bem como a prestação de contas dos gastos efetuados .
5.3.c)O Currículo Escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho;
5.3.d)Os processos críticos da escola são gerenciados com auxílio de indicadores de desempenho com vistas à realização de melhorias.
Infra-estrutura 1.Instalações adequadas da escola.



6.1.c)A escola possui um espaço disponível para atividades de leitura e pesquisa;
6.1.d)As salas de aula, laboratórios e biblioteca estão em boa condição de uso;
6.1.e)As salas de aula, laboratórios, biblioteca etc. são utilizados de forma adequada;
Resultados 1.Desempenho acadêmico dos alunos.

2.Desempenho geral da escola.

7.1.a)Os históricos acadêmicos recentes mostram evolução favorável em relação às médias nacionais/ estadual/regional;
7.1.b)Os dados de desempenho demonstram elevação na taxa de aprovação em todas as séries e disciplinas, e essa taxa situa-se, atualmente, em patamares de excelência;
7.1.d)A média de aprovação dos alunos, em Português e Matemática, tem aumentado a cada ano e situa-se, atualmente, em patamares de excelência;
7;.2.b)os resultados da escola indicam tendência crescente no nível de satisfação da equipe escolar, dos pais e da comunidade em relação aos serviços prestados.





































C - Com base no quadro anterior, selecionar os requisitos e as características que devem ser atacados prioritariamente (citar no máximo três Critérios de Eficácia, não mais do que dois requisitos por Critério e não mais do que duas características por requisito, lembrando-se que, obrigatoriamente, dois Critérios devem estar presentes: Resultado e Ensino e Aprendizagem).
Critério de Eficácia Escolar Requisitos Características
• Ensino e aprendizagem

1.Estratégias de ensino diferenciadas.
2.Disponibilidade e utilização dos recursos didáticos pedagógicos. 1.4.c) os alunos são ativamente engajados nas atividades de sala de aula.
1.4.d)) Os professores propõem atividades pedagógicas fora da escola como passeios, excursões etc.
1.6.e) Os alunos podem identificar seus livros-texto e descrever seu conteúdo;
1.6.f) os alunos possuem caderno, papel, lápis borracha etc.








• Pais e comunidade 1.Participação da comunidade na gestão da escola.


2.Envolvimento dos pais na aprendizagem. 3.3.a) Os pais têm participação nas reuniões do Colegiado;

3.3.b) Os pais sabem quem é seu representante no Colegiado.


3.4.a) Os pais participam de reuniões de avaliação na escola;
3.4.b) Os pais acompanham os deveres de casa dos filhos;




• Resultados 1. .Desempenho acadêmico dos alunos.

2.Desempenho geral da escola.




7.1.b)Os dados de desempenho demonstram elevação na taxa de aprovação em todas as séries e disciplinas, e essa taxa situa-se, atualmente, em patamares de excelência;
7.1.d)A média de aprovação dos alunos, em Português e Matemática, tem aumentado a cada ano e situa-se, atualmente, em patamares de excelência;








Ficha-resumo 3


1) Identifique as combinações força x oportunidade que apresentam interação forte (Quadro 2). Assinale no máximo 3. Essas combinações são favoráveis para a implementação de futuros planos de ação.
• Autonomia financeira com recurso direto para a escola. X Trabalho em equipe.
• Implantação do Plano de Carreira. X O comportamento da equipe escolar com os objetivos e metas da escola.
• Autonomia financeira com recursos direto para a escola. X Utilização e controle dos recursos financeiros.

2) Identifique as combinações fraqueza x ameaça que apresentam interação forte (Quadro 3). Assinale no máximo 3. Essas combinações são desfavoráveis para a implementação de futuros planos de ação.
• Estabelecimento com altos padrões de ensino. X Despreparo educacional da comunidade escolar.
• Envolvimento dos pais no processo ensino aprendizagem. X Falta de tempo dos pais para participar das reuniões de pais e eventos escolares.
• Desempenho acadêmico dos alunos. X Falta de tempo dos pais para participar das reuniões de pais e eventos escolares.
3) Identifique as combinações força x ameaça que apresentam interação forte (Quadro 4). Assinale no máximo 3. Essas combinações ajudam a neutralizar o efeito das ameaças.
• Trabalhar em equipe. X Falta de tempo dos pais para participar das reuniões de pais e eventos escolares.
• O compromisso da equipe escolar com os objetivos e metas da escola. X Falta de tempo dos pais para participar das reuniões de pais e eventos escolares.
• Utilização e controle dos recursos financeiros. X Despreparo educacional da comunidade escolar.
4) Identifique as combinações fraqueza x oportunidade (Quadro 5) que apresentam interação forte. Assinale no máximo 3. Essas combinações dificultam o aproveitamento das oportunidades.
• Estabelecimento com altos padrões de ensino. X Autonomia financeira com recursos direto para a escola.
• Envolvimento dos pais no processo ensino aprendizagem. X Apoio dos comércios locais.
• Desempenho acadêmico dos alunos. X Implantação do plano de carreira para os Servidores Municipais de Educação.
5) Que medidas a escola pretende tomar para contrabalançar o efeito das fraquezas e das ameaças?
Implantar projetos que estimulem a leitura e a escrita.
Reverter o baixo desempenho acadêmico das disciplinas de português e matemática.
Resgatar a presença da comunidade na escola.
Oferecer um ensino de que garanta a permanência do educando na escola.
6) Que medidas a escola pretende tomar para reforçar o efeito das forças e oportunidade?
Trabalhar em equipe para adquirir autonomia financeira com recursos direto para a escola.
Aproveitar o compromisso da equipe escolar com os objetivos e metas da escola é influenciado com a implantação do Plano de Carreira.
Utilizar o controle dos recursos financeiros aproveitando a autonomia financeira com os recursos direto para a escola.





SÌNTESE DA AUTO-AVALIAÇÃO

1) Com base nos dados e informações contidos nas fichas resumo dos instrumentos 1, 2 e 3 identificar os principais problemas que a escola pretende atacar, relacionando-os aos Critérios de Eficácia Escolar

Problemas Critério de eficácia escolar
• Estratégias de ensino diferenciadas.
1-Ensino e aprendizagem.
• Disponibilidade e utilização de recursos didáticos pedagógicos.

1-Ensino e aprendizagem.
• Proteção do tempo e aprendizagem.
1-Ensino e aprendizagem.
• Estabelecimento de altos padrões de ensino.
2-Clima escolar.
• Envolvimento dos pais na aprendizagem.
3-Pais e comunidade.
• Compromisso da equipe escolar com os objetivos e metas da escola.

4-Gestão de pessoas.
• Baixo desempenho nas disciplinas de Português e Matemática.

7-Resultados.
• Abandono.
7-Resultados.

















2) Para cada problema identificado, listar as causas prováveis e as principais ações que a escola pretende executar com base na análise efetuada.


Problemas Causas prováveis Principais ações
• Estratégias de ensino diferenciadas.

• Os alunos não são engajados nas atividades de sala de aula.
• Alguns professores não utilizam os espaços externos para realizar atividades cotidianas com os alunos.
• Por falta de recursos , os professores não propõem atividades pedagógicas fora da escola. • Implantar projetos que melhorem as práticas pedagógicas.
• Realizar reuniões com os professores conscientizando-os sobre a importância do trabalho realizado fora da sala de aula.
• Implantar um projeto que envolvam empresas comerciais e industriais.

• Disponibilidade e utilização de recursos didáticos pedagógicos.

• Os alunos não identificam seus livros-textos e não descrevem seu conteúdo.
• A maioria dos alunos não podem identificar outros materiais de leitura.
• Alguns alunos não possuem caderno, papel, lápis, borracha, etc. • Promover encontros pedagógicos para troca de experiências e estudo de novas técnicas de aprendizagem.
• Definir padrão de aprendizagem para todos os alunos.
• Promover reuniões para conscientização dos pais.
• Proteção do tempo de aprendizagem.

• Falta de professores.
• Falta de planejamento de alguns professores.
• A transição entre atividades desenvolvidas em sala de aula não é rápida. • Elaborar um projeto que tenha parceria com Universidades .
• Tornar o planejamento um momento agradável conscientizando-os de sua importância.
• Definir padrão de regras para o corpo discente e docente.

• Estabelecimento de altos padrões de ensino.

• Alguns professores não têm claro os objetivos de aprendizagem que devem ser alcançados por todos os alunos.
• Faltam instrumentos que permitem acompanhar o desempenho de professores.
• Faltam esclarecimentos que definam o sucesso acadêmico dos alunos.
• Promover reuniões pedagógicas com o intuito de esclarecer os objetivos de aprendizagem.
• Elaborar juntamente com a equipe docente estratégias avaliativas como instrumento reflexivo.
• Promover palestras com psicólogos.

• Envolvimento dos pais
• Falta de contribuição voluntária da comunidade.
• Ausência dos pais nas reuniões.
• Os pais não acompanham os deveres de casa dos filhos. • Fortalecer a integração da escola com a comunidade.
• Promover bimestralmente encontros com os pais.
• Proporcionar-lhes palestras educativas e mini-cursos.

• Compromisso da equipe escolar com os objetivos e metas da escola.
• Falta de comprometimento com o ensino.
• Falta de altos padrões de trabalho.
• Falta o absenteísmo e a pontualidade dos professores.
• Realizar reuniões pedagógicas para que ocorra um comprometimento com o ensino.
• Promover oficinas pedagógicas.


• Baixo desempenho nas disciplinas de Português e Matemática. • Ocorre reprovação dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.
• Os dados do desempenho acadêmico demonstram elevação na taxa de reprovação em algumas disciplinas.
• A distorção idade-série tem aumentado anualmente. • Propor atividades lúdicas que vivenciem no cotidiano (oficinas para professores).
• Capacitar professores para que saibam trabalhar com alunos em idades diferenciadas.

• Abandono. • A taxa de abandono tem aumentado consistentemente a cada ano.
• Implantar projetos que possam reverter a alta taxa de abandono.
• Promover reuniões de pais para conscientizá-los da importância de manter seus filhos na escola sendo a educação um, fator primordial.


3) Previsão de recursos da escola para os dois próximos anos, segundo fontes:
Anos de 2009 e de 2010

Fonte
Total R$ Gastos com
Aperfeiçoamento de pessoal Materiais
Instrucionals Manutenção Outros

- Secretaria de Educação
-
- 33.920,00 X 16.960,00 16.960,00 X
Sub-total 33.920,00 X 16.960,00 16.960,00 X
% do total geral 79%
- MEC
- PDDE
- PME
- 8.833,20 X 4.416,60 4.416,60
Sub-total 8.833,20 X 38.336,60 38.336,60
% do total geral 21%
Outras
- APM
-
- X x X X
Sub-total X X
% do total geral X
Total geral 42.753,20 X 21.376,60 21.376,60
% do total geral 100% X 100% 100%





Objetivos Estratégicos Estratégias Metas
 Fortalecer a integração escola comunidade.  Promover encontros
interativos com pais e proporcionar-lhes palestras educativas e mini-cursos.  Atingir 80% dos pais, quanto as colaboração do ensino aprendizagem, participação e compromisso.
 Aprimorar as práticas pedagógicas.  Motivar os alunos com técnicas e dinâmicas diversificadas dando ênfase à importância de sua participação e elevando a auto-estima do mesmo.  Aumentar em 85% o rendimento escolar dos alunos.
 Assegurar o acesso e a permanência de todos os alunos com sucesso.  Proporcionar aos alunos atividades artísticas, que sejam do interesse dos mesmos.  Promover aulas de dança e capoeira, a fim de atingir 70% dos alunos.









VISÃO ESTRATÉGICA

VALORES:
Respeito- Respeitamos a comunidade escolar e queremos continuar priorizando-o.
Cooperação- Trabalhamos em equipe com comprometimento e colaboração.
Inovação-Incentivamos a criatividade, inovação com o intuito de termos um trabalho de excelência.
Participação-Valorizamos tudo que é realizado em nosso meio.
Ética-Orgulhamo-nos de ter uma equipe digna no desempenho de suas funções.


VISÃO DE FUTURO:

Seremos referência de formação e transformação pessoal, funcionando como elo entre o saber e a formação do indivíduo, inserindo-o na sociedade com suas potencialidades.

MISSÃO:

Nossa missão é assegurar um ensino de qualidade, garantir o acesso e a pemanência de todos os alunos, formando cidadãos críticos, ativos, capazes de agir na transformação da sua realidade e, consequentemente, da sociedade promovendo a integração escola-comunidade.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

 Fortalecer a integração escola-comunidade;
 Aprimorar as práticas pedagógicas;
 Assegurar o acesso e a permanência de todos os alunos com sucesso.

2 comentários:

  1. Mais que blog interessante e dinâmico.

    Parabéns!!!

    Vocês divulgaram missão, objetivos, dentre outros. É esse o caminho. Atualizar sempre. Essa é uma das principais características do blog. Sua atualização proporciona dinamicidade.

    Que tal estimular alunos, professores, pais e toda comunidade escolar a conhecer o blog da escola!? Incentivar a ler e deixar seus comentários nesse espaço de troca e interação.

    Vocês integram as Escol@s em Rede do Município de Anápolis/GO.

    Vamos interagir sempre.

    Abraços,

    Cláudia, Mary e Olira

    ResponderExcluir
  2. Mais que blog interessante e dinâmico.

    Parabéns!!!

    Vocês divulgaram missão, objetivos, dentre outros. É esse o caminho. Atualizar sempre. Essa é uma das principais características do blog. Sua atualização proporciona dinamicidade.

    Que tal estimular alunos, professores, pais e toda comunidade escolar a conhecer o blog da escola!? Incentivar a ler e deixar seus comentários nesse espaço de troca e interação.

    Vocês integram as Escol@s em Rede do Município de Anápolis/GO.

    Vamos interagir sempre.

    Abraços,

    Cláudia, Mary e Olira

    ResponderExcluir